Agrupamento/Escola de Referência para a Educação Bilingue

Criada ao abrigo do Decreto-lei 3/2008, de 7 de janeiro, a Escola de Referência para a Educação Bilingue de Alunos Surdos do Agrupamento da Escolas Quinta de Marrocos (EREBAS), atualmente, e de acordo com o artigo 15.º do Decreto-lei 54/2018, de 6 de julho, designada por Escola de Referência para a Educação Bilingue (EREB), é uma estrutura educativa integrada no sistema regular de educação.
Pretende contribuir para o crescimento linguístico de crianças/alunos surdos e/ou com problemas de comunicação, linguagem ou fala, no acesso ao currículo comum, numa perspetiva de inclusão escolar e social. Para tal, oferece uma resposta educativa de qualidade, desde a intervenção precoce até ao final do 3º ciclo, mediante o recrutamento de um corpo técnico multidisciplinar e a disponibilização de acessibilidades e tecnologias específicas à população surda.
Assente na modalidade de ensino bilingue, possibilita o domínio da Língua Gestual Portuguesa como primeira língua (L1), o domínio do Português na modalidade escrita (L2), e/ou falada, de acordo com as capacidades e especificidades de cada criança/aluno. A resposta educativa prevê ainda que as crianças/alunos surdos cuja primeira língua é o Português falado (L1), possam ser incluídas em grupos/turmas regulares, continuando a usufruir dos apoios técnico-pedagógicos disponibilizados pela Escola de Referência.

Estratégias Pedagógicas Comunicação/Avaliação

Organização da Resposta Educativa

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Projeto de Intervenção Precoce

O Projeto de Intervenção Precoce tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança e a habilitação familiar, sendo proposta à família uma orientação pedagógica baseada no bilinguismo: ensino da Língua Gestual Portuguesa (LGP), leitura e leitura da fala, escrita e oralidade em Língua Portuguesa (LP), consoante as capacidades e as necessidades apresentadas por cada criança.

 

O Projeto de Intervenção Precoce recebe crianças surdas até aos 3 anos. É desenvolvido um trabalho de parceria entre os profissionais da EREB e das ELI, bem como com os serviços de saúde que acompanham as crianças. No âmbito deste projeto, a EREB oferece um complemento nas áreas específicas de Educação Especial, Terapia da Fala, LGP e Psicologia.

 

As crianças, logo após o diagnóstico de surdez, deslocam-se com as suas famílias, duas vezes por semana à EREB, para usufruírem dos apoios especializados e terem contacto com outras crianças surdas.

Equipa Multidisciplinar

  • Docente de Educação Especial
    Aos Docentes de Educação Especial, especializados na área da surdez, compete: lecionar as diferentes disciplinas ou áreas curriculares, para os quais têm habilitação profissional, bem como o Português Língua Segunda (PL2), nos diferentes níveis de educação e ensino. É ainda da sua competência a antecipação e reforço das aprendizagens; a elaboração e adaptação de materiais didáticos, assim como facilitar o acesso a tecnologias de apoio, no domínio da leitura e escrita transversal ao currículo.

 

  • Docente de LGP
    Aos docentes de LGP compete a transmissão dos conteúdos propostos no Programa Curricular de LGP, aos alunos surdos dos vários ciclos de ensino, cuja primeira língua é a LGP.
    É ainda da sua competência, o ensino da LGP como segunda língua aos alunos e/ou outros elementos da comunidade educativa difundindo os valores e a cultura da comunidade surda.

 

  • Terapeuta da Fala
    Ao terapeuta da fala avaliar e diagnosticar alterações da fala e linguagem, a partir de observações diretas e dos antecedentes clínicos. Estes técnicos intervêm nas áreas de comunicação, fala e linguagem, utilizando métodos e técnicas apropriadas a cada caso.

 

  • Intérprete de LGP
    O intérprete de LGP é o profissional, qualificado, que assegura a tradução e interpretação entre a língua portuguesa e a Língua Gestual Portuguesa e vice-versa. Procura garantir a equidade na comunicação, para que as pessoas surdas e ouvintes tenham acesso a todas as informações emitidas e possam comunicar tudo aquilo que pretenderem.

 

  • Psicólogo
    Ao psicólogo compete fazer avaliações psicológicas; apoiar o processo educativo, prevenindo e tratando problemas psicológicos associados à integração e ao desempenho escolares; prestar acompanhamento psicológico e psicopedagógico, individual ou em grupo; e apoiar o desenvolvimento pessoal em termos de definição de identidade e prevenção de comportamentos de risco. O psicólogo desenvolve também ações de aconselhamento vocacional apoiando o processo de escolhas e o planeamento de carreiras e acompanha os encarregados de educação, prestando-lhes apoio psicológico se necessário. Cabe-lhe, ainda, participar em reuniões dentro e fora da escola quando a sua presença é relevante para o desenvolvimento do aluno

No sentido de proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e de igualdade de oportunidades, a EREB de Lisboa desenvolve frequentemente diversas ações de formação em LGP destinadas a diferentes públicos-alvo.

  • Formação em LGP creditada dirigida ao corpo docente do Agrupamento e outros;
  • Formação em LGP destinada a Pais e Familiares de crianças surdas;

Todos os alunos do agrupamento, entre o 1.º e o 8.º ano de escolaridade, têm aulas de LGP como oferta complementar.

Projetos e Atividades

  • Comemoração de efemérides e datas festivas relevantes na comunidade surda
  • Ações de sensibilização à comunidade escolar sobre surdez e educação bilingue
  • Intercâmbios
  • Encontros nacionais
  • Hora do Conto
  • “Miúdos Surdos na Rádio Miúdos”

Parcerias

A Escola de Referência dispõe de parcerias com outras Instituições para apoio técnico e logístico, nomeadamente:

  • Junta de Freguesia de Benfica – mediante um protocolo estabelecido com o Agrupamento, dá resposta a nível das Atividades de Animação e Apoio à Família – AAAF, às crianças do pré-escolar; Componente de Apoio à Família – CAF e Atividades Extracurriculares – AECs, aos alunos do 1º ciclo. Colabora, ainda, na implementação de estágios no âmbito do PIT dos alunos com medidas adicionais.

 

  • Equipas Locais de Intervenção (ELI) da área de residência das crianças surdas apoiadas na EREB.Hospitais – É feita a articulação entre as equipas multidisciplinares da EREB e dos hospitais que acompanham as crianças/alunos no sentido de ajustar as estratégias adequadas.

 

  • Widex – Esta instituição privada tem desenvolvido, por sua iniciativa ou por solicitação, ações de sensibilização sobre audiologia aos docentes e técnicos desta EREB.  São também parceiros no encaminhamento das crianças para a Escola de Referência.

 

  • Associação Portuguesa de Surdos – Têm sido estabelecidos protocolos para a realização de estágios dos nossos alunos surdos de CEF, bem como o Agrupamento tem recebido estágios de alunos dos cursos de LGP que aquela instituição forma.

 

  • Instituições de Ensino Superior (ESE de Lisboa, ESE de Setúbal, ESE de Coimbra, Escola Superior de Saúde de Alcoitão, entre outras) – Têm sido criados protocolos para a realização de estágios curriculares no âmbito da Licenciatura de LGP, Interpretação de LGP e Terapia da Fala.

 

  • Instituições do Ensino Superior, nomeadamente, a Universidade Lusíada – colaboração dos alunos, professores e técnicos da EREB na conceção e desenvolvimento de recursos pedagógicos destinados ao suporte de aquisição de competências matemáticas em crianças e alunos surdos.

 

  • Articulação com outras EREB a nível nacional na organização/participação em seminários, workshops, conferências e intercâmbios de interesse comuns.