Escola de Referência para a Educação Bilingue (EREB)
Estrada de Benfica, 537
1549-017 Lisboa
1549-017 Lisboa
A escola começou a funcionar em dezembro de 1978 e deve o seu nome ao proprietário da Quinta onde foi construída, conhecido como “O Marrocos”, o qual ofereceu o terreno para a sua construção.
No ano letivo de 1979/80, passou a existir nesta escola um núcleo de alunos surdos.
A escola é constituída por três blocos autónomos: Bloco A, Bloco B e Bloco C (Instalações de Educação Física), sendo os Blocos A e B compostos por dois pisos, o piso 0 e o piso 1. No Bloco A encontram-se o PBX, Biblioteca Escolar, Sala de Professores, Secretaria, Posto de Socorro, Gabinetes de Educação Inclusiva, Gabinete de Tutoria e Reflexão, Reprografia, Sala dos Diretores de Turma, Sala de atendimento aos EE, Sala de Departamentos. No Bloco B temos o Auditório, Gabinetes de Psicologia, Sala de Terapia da Fala, Sala do SOS Matemática; Cozinha, Refeitório/Bufete/Sala de Alunos e Papelaria.
No total existem trinta e duas salas de aula estando algumas preparadas com material específico para áreas como a Educação Musical, Educação Visual e Educação Tecnológica, Informática e para as Ciências Físico-Naturais.
Descarregue aqui o Panfleto de Boas-Vindas da escola
Consulte as ementas do refeitório para este ano letivo
Informações sobre Provas de Aferição, Provas de Final de Ciclo e Exames Finais Nacionais
A nossa escola, Quinta de Marrocos, foi construída à beira da antiga estrada de Benfica em Lisboa. O seu nome está relacionado com o proprietário dos terrenos, o qual era conhecido por “O Marrocos”.
Benfica no século XIX era constituída por muitas quintas e palacetes onde as famílias ricas passavam as suas férias, pois era um bairro dos arredores de Lisboa. Hoje é um bairro bastante conhecido por causa do clube de futebol com esse nome e cujo estádio é muito próximo da escola.
A escola foi construída em 1978, para nela funcionar uma escola de hotelaria. No entanto, a pedido de vários encarregados de educação devido ao excesso de alunos na zona, ficou sendo uma escola de 2º ciclo, com capacidade para cerca de 500 alunos.
Tem, desde o início, a particularidade de ser frequentada por alunos surdos profundos/severos.
Inicialmente era constituída apenas por dois blocos, A e B e por três campos de jogos exteriores. Os dois edifícios têm dois andares. No rés do chão do bloco A, encontra-se a Direcção, Serviços Administrativos, sala de professores, sala de apoio a alunos, sala de Directores de Turma, sala para receber os Encarregados de Educação e salas de aula, essencialmente para os alunos surdos. No 1º andar temos o Centro de Recursos (Centro de Documentação, Auditório, duas salas de informática e sala de estudo) e uma reprografia. No bloco B, para além da maioria das salas de aula, existe ainda a cantina, a ludoteca, a sala dos alunos e a sala dos funcionários.
Em 92/93 passou a ser uma escola de 2º e 3º ciclos.
Depois de muitas diligências, em Novembro de 99, foi finalmente adjudicada a construção do 3º edifício, o Pavilhão Gimnodesportivo, bem como o arranjo dos espaços exteriores da Escola. O Pavilhão foi inaugurado no dia 1 de Fevereiro de 2002.
A partir de 28 de Maio de 2004, foi formado um Agrupamento de Escolas:
E.B. 2.3 Quinta de Marrocos – escola sede;
E.B. 1 Parque Silva Porto (nº 124 de Lisboa);
Jardim de Infância Benfica nº 2 (afecto à nº 124)
E.B.1 Professor José Salvado Sampaio (nº 17 de Lisboa);
Jardim de Infância Benfica nº 3 (afecto à nº 17);
E.B.1 A Quadriga
A partir de Julho de 2007, houve nova alteração com a integração da escola do 1º ciclo “A Quadriga” na escola sede, a qual passou a ter a designação de Escola Básica Integrada Quinta de Marrocos, acolhendo assim alunos do 1º, 2º e 3º ciclos.
Em 2008/09, a nossa escola tinha cerca de 550 alunos, 57 dos quais eram alunos surdos. Neste ano a escola passou a ser designada como Escola de Referência do Ensino Bilingue para Alunos Surdos.
Em 2010/11, a escola tem 637 alunos, dos quais 46 surdos severos/profundos, frequentando, em turmas específicas, 1º, 2º e 3º ciclos; também há alunos surdos integrados nas turmas de ensino regular. Ainda tem dois CEF de tipo 2: um de Acompanhantes de Crianças (1º ano) e outro de Operador de Informática (2º ano). Para além dos alunos, tem 95professores/educadores, 18 técnicos e 25 não docentes.
O Desporto Escolar visa promover o acesso à prática desportiva regular de qualidade com o objetivo de contribuir para a promoção do sucesso educativo dos alunos, de estilos de vida saudáveis e de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.
Clubes:
Clube de Matemática
Horário
Consultar junto da telefonista do Bloco A
Clube de Línguas
Horário
Consultar junto da telefonista do Bloco A
Clube de Leitura
Horário
Consultar junto da telefonista do Bloco A
Oficina de Escrita
Horário
Consultar junto da telefonista do Bloco A
Desporto Escolar
Veja o nosso plano de Desporto Escolar aqui:
Funciona diariamente nas instalações da Escola Básica Quinta de Marrocos abrange os alunos do 2o e 3o ciclo, de segunda a sexta-feira durante 11 meses do ano, encerrando apenas no mês de agosto e nos feriados, de duas formas distintas de acordo com os períodos letivos e as interrupções escolares estipuladas anualmente pelo Ministério da Educação.
Durante o período de aulas a prioridade é dada ao Estudo e ao desenvolvimento das competências escolares.
Além do ACOMPANHAMENTO AO ESTUDO E APOIOS EXTRAS NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, FÍSICO-QUÍMICA E INGLÊS, a Academia do Saber promove outras atividades lúdicas e pedagógicas que estimulam a aprendizagem, a cooperação e o desenvolvimento
intelectual, pessoal e social.
Atividades artísticas e físicas/desportivas disponíveis semanalmente:
EMAIL COORDENAÇÃO:
ACADEMIADOSABER@JF-BENFICA.PT
CONTACTO TELEFÓNICO:
925 977 549
SAFE é um projeto de Mediação Escolar e Social desenvolvido pela Junta de Freguesia de Benfica que, através de um trabalho de mediação e acompanhamento nos pátios e recreios escolares, pretende apoiar as crianças, jovens e famílias na resolução dos seus problemas e conflitos do quotidiano, prevenindo situações de risco e combatendo a exclusão social e o insucesso escolar.
Trata-se de um projeto de intervenção desenvolvido em contexto escolar, presente em todasas escolas públicas de ensino básico de Benfica, que visa acolher, aconselhar, esclarecer e encaminhar todos os membros da comunidade educativa no que diz respeito a questões relacionadas com a educação, saúde e bem-estar pessoal e familiar dos alunos, bem como estabelecer estratégias de intervenção de combate à exclusão social que contribuam para o sucesso escolar.
Contacto:
educacao@jf-benfica.pt
925 977 549
Presidente: Rita Bruto
Site da Associação:
Refeitório
Bloco B
12h00 – 14h30
Papelaria
Bloco B
9h00 – 13h00 / 14h00 – 15h30
Reprografia
Bloco A
9h00 – 12h15 / 13h15 – 15h00
Serviços Administrativos
Bloco A
2ª-feira, 4ª-feira e 6ª-feira
9h15 – 12h45 / 14h00 – 16h30
3ª-feira, 5ª-feira
9h15 – 12h45
Serviço de Psicologia e Orientação
Bloco B
Consultar junto da telefonista do Bloco A
Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)
Bloco B
Consultar junto da telefonista do Bloco A
Sala de Estudo
Bloco A
Aberta sempre que disponível
Biblioteca
Bloco A
8h00 – 17h00